Boleto Online Ouvidoria: 3437-3770 E-mail

Notícia

CONTROLE SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL

CONTROLE SEUS NÍVEIS DE COLESTEROL

Presente nos alimentos de origem animal, o Colesterol é um tipo de gordura essencial para o organismo, produzido pelo fígado. No entanto, se ingerirmos alimentos gordurosos em excesso, a taxa de Colesterol é aumentada no sangue, podendo causar o entupimento dos vasos sangüíneos, aumentando dos riscos de doenças cardiovasculares e infarto, principais causadores de mortes em nossa sociedade.

 

COMO POSSO REDUZIR MEU COLESTEROL?

 

Para se evitar qualquer problema, é importante exercer sério controle alimentar, especificamente, evite a ingestão de alimentos gordurosos, como frituras, carnes vermelhas, crustáceos, ovos e leite integral. Procure incluir em sua dieta, alimentos como frutas e vegetais frescos, que contêm grande quantidade de fibras. Além disso, exercite-se sempre. Se mesmo assim seu nível de colesterol mantiver-se elevado, seu médico poderá recomendar o uso de medicamentos.

Há dois tipos de Colesterol:

HDL: BOM COLESTEROL, que protege contra as doenças do coração; LDL: MAU COLESTEROL, que facilita a formação de placas de gorduras nas veias e artérias e favorece o aparecimento de doenças do coração.

 

COMO REDUZIR O NÍVEL DE COLESTEROL NO SANGUE?

 

MANTENHA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL!

 

Aumente o consumo de frutas e vegetais. Aumente o consumo de fibras solúveis, que estão presentes nas frutas, aveias, feijão, grão de bico e ervilha. Escolha bem sua alimentação. Estudos indicam a soja como grande aliado na redução do Colesterol ruim. Mantenha seu peso ideal Mantenha-se Fisicamente Ativo

 

Pare de Fumar Reduza o estresse

 

Evite a bebida alcoólica; O consumo exagerado de álcool pode causar outros perigos como o Alcoolismo e Pressão Alta.

 

EVITE

Leite integral, creme de leite, queijos amarelos, manteiga, catupiry; Maionese, molhos prontos para salada; Bacon, banha de porco; Fígado, coração, língua, miolo, pé, moela, pele dos animais, gordura aparente das carnes; Picanha, cupim, contra-filé, carne de porco; Linguiça, salsicha, hamburguer; Presunto, mortadela, salame, copa, salsichão, patês enlatados e embutidos, em geral; Pastel, folhados, pães recheados, biscoitos amanteigados; Gema de ovo (2 gramas por semana – cuidado com o ovo em preparações); Sorvetes de massa, quindim, fio de ovos, bolos recheados, cremes e chantilly; Alimentos ricos em gordura trans (que contenham gordura hidrogenada) e gorduras saturadas como gordura de côco e azeite de dendê.

PREFIRA

Legumes e verduras; Carnes brancas: frango, peito de peru; Peixes: pescada, sardinha fresca, atum fresco, linguado, badejo, merluza; Carnes vermelhas magras: lagarto, coxão mole e dura, alcatra, patinho, maminha; Preparações assadas, cozidas, ensopadas ou grelhadas; Leite e iogurte desnatado; Pães integrais, cereais integrais, aveia; Queijos brancos magros, requeijão light; Margarinas cremosas light; Óleos vegetais, não reutilizar o óleo;

Voltar