Boleto Online Ouvidoria: 3437-3770 E-mail

Notícia

Colostro

Colostro

O colostro é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias após o parto.

É importante que o recém-nascido mame o colostro, porque ele contém tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias, sendo rico em anticorpos para sua proteção, por isso, é comparado a uma vacina.

É produzido em menor quantidade, que é adequada para os primeiros dias. Pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo, mudando de cor depois de alguns dias.

As crianças nascidas antes do tempo ou com baixo peso devem tomar o leite de suas próprias mães porque o leite produzido é especial e tem substâncias nas quantidades necessárias.

O bebê deve mamar logo após o nascimento e todas as vezes que quiser. Como o leite materno é de digestão mais fácil, na maioria das vezes, o bebê quer mamar mais vezes.

O número de mamadas pode variar. No primeiro mês, geralmente as mamadas são mais frequentes. O bebê é quem escolhe o horário de mamar e decide quanto tempo deve durar a mamada.

Atenção: Mamadas muito longas, podem significar “pega” incorreta, não havendo a saída de leite adequada. O bebê pega somente o mamilo, diminuindo, consequentemente, a produção do leite. O bebê precisa mamar um peito antes de passar para o outro.

Não existe leite fraco. O leite do início da mamada é mais ralo porque contém mais água, açúcar e fatores de proteção.

A qualidade do leite não está relacionada ao tipo de alimento que a mãe come, mas deve se evitar alguns alimentos que podem aumentar a probabilidade de ocasionar cólicas no bebê, como os alimentos cafeinados, café, chá mate, refrigerantes, Coca-Cola, chocolates, feijão.

Voltar